Sofia trabalha no Centro de Saúde de São Sebastião e adora o seu trabalho como enfermeira. Para ela, é muito gratificante cuidar e tratar das pessoas que mais precisam da sua ajuda. Tem sempre o cuidado de verificar que todos os seus doentes estão confortáveis e que têm tudo o que necessitam.
Gosta particularmente dos doentes idosos; muitos deles vão lá há anos, alguns desde que ela trabalha naquele Centro de Saúde. Dão abraços e beijinhos cada vez que vão às consultas, contam histórias sobre tempos passados e oferecem sempre palavras de sabedoria. Sente-se verdadeiramente abençoada e feliz por poder prestar cuidados a quem mais precisa.
Mas há uma doente que se destaca entre todos: uma senhora idosa, de nome Manuela, que parece sempre tão calma, apesar de estar estar tão doente. Sempre que chega ao Centro de Saúde, traz um brilho nos olhos e palavras positivas. As duas são muito próximas, pois partilham conversas sinceras enquanto a Sra. D. Maria espera pela sua consulta.
Para a Sofia, ser enfermeira significa muito mais do que simplesmente prestar assistência médica – porque todos os dias, há episódios de partilha, de amor e de compaixão entre os doentes, os médicos e os enfermeiros. Só este pensamento dá esperança e conforto sempre que os tempos ou situações são difíceis!